02/C08-I05.02/2022 – REFORÇO DE ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE PRODUTORES FLORESTAIS

PROMOVER A VALORIZAÇÃO E GESTÃO FLORESTAL PARA UMA FLORESTA MAIS SUSTENTÁVEL

Objetivos

A presente candidatura elaborada pela FORESTIS em parceria com as suas OPF’s associadas, visa atingir os objetivos gerais e específicos que constam no AVISO CONVITE “Investimento RE-C08-i05 – Programa MAIS Floresta N.º 02/C08-i05.02/2022”.

Ações

A candidatura foi elaborada no sentido de realizar ações dentro da Medida 3 – Prevenção de fogos rurais e da Medida 4 – Melhoria da eficiência e competitividade do setor florestal, nomeadamente:

Ação 4.1, «Campanhas de sensibilização e informação destinadas ao setor agroflorestal e população em geral»;

Ação 4.2, «Promoção e desenvolvimento da certificação da gestão florestal sustentável».

Resultados do Projeto

Ação 4.1, «Campanhas de sensibilização e informação destinadas ao setor agroflorestal e população em geral»

Prevenção de incêndios florestais

Objetivos: desde os grandes incêndios de 2017 que as ações de prevenção de incêndios florestais se replicaram em várias zonas do país. A criação dos Condomínios de Aldeia e outros meios de prevenção de incêndios florestais são um meio mais eficaz de salvaguardar pessoas e bens. Assim, pretende-se relembrar aos proprietários florestais quais os procedimentos básicos que devem adotar em caso de incêndio florestal e ainda os meios de prevenção disponíveis.

Metas: realização de ações de esclarecimento em vários locais nos Concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.

Impacto esperado: informar e consciencializar os proprietários florestais residentes nas áreas onde a floresta é dominante e os proprietários que não estando tão presentes também têm responsabilidades na prevenção de incêndios florestais.

Ação 4.2, «Promoção e desenvolvimento da certificação da gestão florestal sustentável»

Objetivos e Metas: angariação de áreas para certificação florestal nos Concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.

Impacto esperado: informar e consciencializar os proprietários florestais das vantagens em aderir ao processo de certificação florestal.

Instituição promotora
FORESTIS – Associação Florestal de Portugal

Entidade parceira
AFLOPINHAL – Associação Florestal do Pinhal

Uma imagem com texto, Tipo de letra, logótipo, Gráficos

Descrição gerada automaticamente
Bookmark the permalink.

Comments are closed.